Cientistas encontram enguia considerada 'fóssil vivo'

17/08/2011 14:34

Animal foi encontrado em caverna submarina a 35 metros de profundidade no Oceano Pacífico.

Enguia 1 (Foto: BBC)
Espécie de enguia primitiva achada em caverna na República de Palau pode ter passado por evolução diferente, segundo os cientistas. (Foto: BBC)

Cientistas descobriram uma espécie de enguia primitiva vivendo em uma caverna submarina nas ilhas da República de Palau, no Oceano Pacífico.

A enguia, batizada de Protoanguilla palau, tem características anatômicas que não estão presentes em outros tipos de enguias.

A equipe de cientistas americanos, japoneses e palauenses afirma que as características da enguia sugerem que a espécie tem uma história de evolução longa e independente que se estende até 200 milhões de anos atrás. Com isso, os pesquisadores já estão chamando esta enguia de "fóssil vivo".

A enguia é uma espécie tão diferente que os cientistas tiveram que criar uma nova família taxonômica para descrever sua relação com outras enguias.

O animal usado como base para o estudo é uma fêmea de 18 centímetros de comprimento, capturada por um dos pesquisadores durante um mergulho em uma caverna a 35 metros de profundidade.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/cientistas-encontram-enguia-considerada-fossil-vivo.html