Fóssil descoberto na China derruba teoria e sugere que 'avô dos pássaros' na evolução era dino

29/07/2011 03:27

Descoberta de fóssil na China similar ao Archaeopteryx mostra que a suposta ave tem características do Microraptor.

A descoberta de um fóssil na China fez cair por terra uma velha teoria sobre o Archaeopteryx, espécie considerada elo de ligação entre os dinossauros e os pássaros. Segundo o estudo divulgado pela revista Nature, o ancestral das aves faria parte do primeiro grupo.

A razão da reviravolta é um fóssil encontrado na região de Liaoning, na China, batizado de Xiaotingia zhengi. Acredita-se que o animal viveu no período jurássico, entre 145 e 160 milhões de anos atrás.

Mais bem conservado que o Archaeopteryx, ele revela que apesar das penas, o animal tinha 'garras nas pontas de suas patas dianteiras e dentes afiados'.

Segundo a revista, 'o Archaeopteryx tem sido colocado na base da árvore de evolução dos pássaros. Ele tem características que o ajudam a ser definido como um pássaro, como braços longos e robustos (equivalente às asas)'.

Ilustração mostra como seria o ancestral dos pássaros (Foto: Xing Lida and Liu Yi )
Ilustração mostra como seria o ancestral dos pássaros (Foto: Xing Lida and Liu Yi )

 

Porém, análise do Instituto Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequi, liderada pelo cientista Xing Xu, mostrou que o Xiaotingia está mais próximo de dinossauros como o Velociraptor e o Microraptor do que de pássaros primitivos.

Logo, os cientistas chineses classificaram o Xiaotingia no grupo Deinonychosauria, de dinossauros, e não no Avialae, que reúne aves.

Segundo os chineses, as características que os levaram a fazer a troca foi a constatação de que o Xiaotingia possuia focinho menor e uma expansão da região que fica atrás da cavidade ocular, marcas encontradas no Microraptor, mas não nas aves do grupo Avialae.

 

Darwin
Descoberto em 1861, pouco tempo depois da publicação de A Origem das Espécies, de Charles Darwin, que revolucionou a paleontologia, o fóssil do Archaeopteryx não demorou para ser classificado como o 'elo perdido' entre os pássaros e os dinossauros.

Para o cientista chinês, ' a classificação do Archaeopteryx foi resultado tanto da história quando da escassez de material mostrando a transição de dinossauros para pássaros'.

Para o paleontólogo da Universidade de Ohio Lawrence Witmer, o 'Archaeopteryx era considerado uma ave porque tinha penas e nenhum outro tinha. Depois, em outros animais, dedos, mãos e penas passaram a ser descobertos', diz, explicando a mudança de referencial para considerarem um animal ave ou não.

Para Thomas Holtz, da Universidade de Maryland, ainda não há palavra final sobre o assunto, já que novas descobertas podem levar a outras conclusões.

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/fossil-descoberto-na-china-derruba-teoria-e-sugere-que-avo-dos-passaros-na-evolucao-era-dino.html