Fóssil de dente dá pista sobre amamentação de neandertal

24/05/2013 02:56

 

Uma pesquisa controversa publicada na revista "Nature" desta semana mostrou que uma criança neandertal havia sido alimentada exclusivamente com leite materno nos primeiros sete meses de vida. Nos sete meses seguintes, o leite foi complementado por outros alimentos.

A análise, que foi feita sobre os níveis do elemento químico bário de um dente molar da criança, também indicou uma interrupção abrupta do aleitamento materno em 1,2 ano de idade.

Os resultados serviram para destacar um método de ligar os níveis de bário em dentes com mudanças na dieta. No artigo, os pesquisadores dos EUA e da Austrália descreveram testes anteriores feitos em bebês humanos e macacos em cativeiro.

Essa é a primeira documentação das mudanças da dieta em um neandertal jovem, segundo os autores, o que sugere que a técnica pode abrir caminho para investigações mais rigorosas sobre a dieta do início da vida de fósseis de hominídeos.

Outros especialistas no tema, no entanto, se mostraram céticos quanto às conclusões do estudo, já que foram obtidas amostras de dente de um único espécime.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/05/1283336-fossil-de-dente-da-pista-sobre-amamentacao-de-neandertal.shtml