Projeto na Espanha tenta salvar lince mais raro do mundo

15/04/2012 23:54

Animal criado em cativeiro foi libertado e será monitorado para que dê continuidade à espécie.

Uma pequena multidão comemorou neste mês ao assistir à libertação de exemplares do felino mais ameaçado de extinção. E sua terra natal não é a África ou a Ásia, mas o continente europeu (veja o vídeo).

O lince-ibérico já teve uma população numerosa pela Espanha e por Portugal. Mas, em 2005, esse número caiu para apenas 150, fazendo dele o mais ameaçado entre os 36 tipos de gatos selvagens do mundo.

Um dos fatores a deixá-lo perto da extinção foi a perda de sua principal fonte de alimentos: coelhos, que foram dizimados por doenças. A destruição de seu habitat também contribuiu para o declínio dos linces.

"O lince ibérico é uma espécie-chave no ecossistema do Mediterrâneo", disse Miguel Simon, diretor de um projeto de defesa dos linces. "É um predator importante, e, se preservarmos esta espécie, preservaremos todo o ecossistema."

Lince na Espanha (Foto: Reprodução/BBC)
Exemplar de lince-ibérico que foi libertado na Espanha. (Foto: Reprodução/BBC)

 

Cativeiro
A gravidade da situação identificada há alguns anos fez com que conservacionistas espanhóis decidissem remover alguns dos linces da natureza selvagem para criá-los em cativeiro, onde pudessem se reproduzir.

A iniciativa fez com que cerca de cem novos animais nascessem sob os cuidados de veterinários. Ao mesmo tempo, graças a medidas para a restauração do habitat natural, a população selvagem também cresceu, para cerca de 300 linces ibéricos.

Diante do sucesso, os conservacionistas se prepararam para o passo seguinte: libertar os linces cativos na natureza, algo que foi realizado neste mês, com três linces.

Inicialmente hesitantes, eles deram seus primeiros passos rumo à liberdade. Os animais receberam coleiras, que permitirão que cada movimento seu seja monitorado.

"Estou um pouco preocupado, porque não sabemos o que vai acontecer (com o animal na natureza selvagem). Mas temos que tentar", declarou Guillermo Lopez, veterinário que cuidou dos linces. "Há alguns anos, tudo parecia tão difícil, mas agora estamos chegando perto da bem-sucedida conservação da espécie." No total, cerca de 15 linces cativos devem ser libertados neste ano.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/projeto-na-espanha-tenta-salvar-lince-mais-raro-do-mundo.html