Refúgio inglês dá antidepressivos a pinguins estressados com as chuvas

10/02/2014 16:13

Animais estão estressados por tempo ruim prolongado.
Raça Humboldt está ameaçada de extinção.

 

Exemplar de pinguim de Humboldt. Aves desta espécie, ameaçada de extinção, foram pesquisadas e concluiu-se que elas utilizam o odor de seus parceiros para encontrá-los em meio a colônias lotadas de outros pinguins (Foto: AFP)Imagem mostra de pinguim de Humboldt, espécie afetada pela depressão em refúgio da Inglaterra  (Foto: AFP)

O clima do noroeste da Inglaterra está tão ruim desde o começo do ano, com muita chuva e vendaval, que foi necessário dar antidepressivos aos pinguins de um centro de vida marinha.

Os 12 pinguins de Humboldt, originários das costas do Chile e do Peru, mostravam sinais de estresse tão graves que se decidiu colocar os comprimidos nos peixes que eles devoram na hora do almoço, explicou nesta sexta-feira (7) à agência France Presse Lyndsey Crawford, responsável pelo refúgio de Scarborough, que fica no litoral de Yorkshire, alvo de tempestades.

Apesar de procederem de uma região “onde as condições meteorológicas são comparáveis”, os pinguins “simplesmente não estão acostumados a esse tipo de tempo ruim durante um período tão prolongado”, afirmou uma das colegas de Lyndsey.

Os pinguins manifestam seu nível de estresse permanecendo no calor em vez de entrar na água, que é o seu elemento natural.

Os comprimidos também devem fortalecer seus fracos sistemas imunológicos. “Esperamos que percebam que não correm nenhum perigo. Eles não sabem nada sobre o tratamento. São capsulas pequenas, insignificantes e com sabor que não é desagradável”, diz Lyndsey.

Os pinguins de Humboldt estão ameaçados de extinção em seu habitat natural, no Chile e Peru, devido a diversos fatores, como o aquecimento global, a pesca excessiva das espécies das quais se alimentam, a proliferação de ratos que comem seus ovos e problemas quando ficam presos nas redes de pescadores.

 

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/02/refugio-ingles-da-antidepressivos-pinguins-estressados-com-chuvas.html