Sobre Nós

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MODALIDADES: BACHARELADO E LICENCIATURA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Curso reconhecido em 22/05/75 pelo Decreto 75.750.
Renovação do reconhecimento – Portaria CEE/GP
No 121/2007 por +5anos a partir de 29/06/2007.

O Curso de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté tem duas opções de formação universitária: o bacharelado, em que o profissional atuará em pesquisa, Ensino Superior (com cursos de pós-graduação) e aplicação do conhecimento em todas as áreas da Biologia; e a licenciatura, em que o profissional recebe formação semelhante à do bacharel, atuando nos mesmos ramos, além de poder lecionar Ciências e Biologia no Ensino Fundamental, Médio e Superior (com cursos de pós-graduação) e atuar na criação de recursos didáticos e assessoria na área educacional e ambiental.
 


Em 1979, foi criado o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, com grade curricular consistente, suprindo as necessidades do ensino e da pesquisa biológica.. Durante sua história, o Departamento já formou cerca de +3.000 profissionais.

O corpo docente é um dos seus diferenciais: 2% são livre-docentes; 54% são doutores; 42% são mestres e 2% são especialistas.

Com ótima infra-estrutura para o aprendizado teórico e prático da profissão, o Departamento conta com 22 linhas de pesquisas, nas quais professores e alunos da graduação e pós-graduação, desenvolvem trabalhos científicos e podem ampliar os conhecimentos desenvolvidos no curso.

 

Por que fazer Biologia na UNITAU?

  • Curso tradicional no Vale do Paraíba, completou em 2010, 35 anos de existência;
     
  • Os professores são muito bem qualificados: 2% são livre-docentes; 54% são Doutores; 42% são mestres e 2% são especialistas;
     
  • O Departamento conta com 13 laboratórios, garantindo completa infra-estrutura para o aprendizado;
     
  • As atividades práticas envolvem também viagens pedagógicas como: Atividade multidisciplinar na Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Litoral Norte
     
  • O Departamento conta com vasta produção científica: são 22 linhas de pesquisas, com participação de alunos e professores da graduação e da pós-graduação da UNITAU;
     
  • Possui projetos fomentados pela CAPES, FAPESP, CNPQ, dos quais participam alunos da Licenciatura e Bacharelado, proporcionando o enriquecimento curricular e de conhecimento.
     
  • A média no último ENADE foi 4 (numa escala de 0 a 5; conceito bom) e, em 2007, 2009 e 2010, o curso foi agraciado com 3 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril - (MELHORES UNIVERSIDADES)


 

Fonte: http://www.unitau.br/cursos/graduacao/biociencias/ciencias-biologicas

           http://www.unitau.br/universidade/departamentos/biologia