Cientistas descobrem seis novas espécies de mariposas

18/07/2011 19:17

Novos insetos foram encontrados nos EUA e na Costa Rica.
No estudo, pesquisadores alertam para o desaparecimento de espécies.

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e da Universidade da Costa Rica descreveram seis novas espécies de mariposas do gênero Eucalantica. A descoberta foi publicada no jornal científico "Zookeys".

Foram descritas as espécies E. costaricae, E. ehecatlella, E. Icarusella, E. powelli e E. pumila (sendo que estes exemplares foram encontrados na Costa Rica), além da E. vaquero, encontrada no sul dos Estados Unidos.

De acordo com Kenji Nishida, um dos principais condutores da pesquisa, a descoberta sugere a existência de uma alta densidade destas mariposas na região da América Central.

Nova espécie de micro-mariposa descoberta por pesquisadores dos Estados Unidos e da Costa Rica. Na foto, a espécie Eucalantica costaricae. (Foto: Divulgação/Sohn & Nishida)
Nova espécie de mariposa descoberta por pesquisadores dos Estados Unidos e da Costa Rica. Na foto, a espécie Eucalantica costaricae. (Foto: Divulgação/Sohn e Nishida)

"O gênero Eucalantica é mais diversificado e bem distribuído do que se pensava anteriormente", afirmou Nishida. Segundo a pesquisa, menos de 20% de exemplares desta espécie foram descritos. Os cientistas alertam para o desaparecimento rápido de insetos que sequer foram descobertos.

No estudo científico, os autores cobram inventários taxonômicos mais intensificados nesta área, além de medidas de conservação em grande escala para proporcionar uma documentação mais completa da biodiversidade.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/07/cientistas-descobrem-seis-novas-especies-de-mariposas.html