Estudo explica como vespas trabalham em equipe

16/08/2011 11:25

Erguer ninhos em equipe garante maior chance de sobrevivência das crias.
Trabalho foi divulgado na revista Science.

Um estudo feito por cientistas da Universidade de Sussex, na Escócia, com vespas papeleiras (Polistes dominulus) explica qual a vantagem que os insetos têm em trabalhar em equipe. Os resultados da pesquisa foram publicados na edição desta semana da revista Science.

Os pesquisadores, liderados por Ellouise Leadbeater, investigaram 228 ninhos de vespa na Espanha. Os cientistas verificaram os padrões de reprodução de 1.113 vespas - tanto fundadoras de colônia como operárias.

Durante a primavera, vespas fêmeas ajudaram na construção de ninhos. Após o trabalho, os pesquisadores descobriram que muitas das vespas que colaboraram não eram tinham relações de "parentesco" próximas e decidiram investigar o motivo pelo qual elas se ajudavam.

Vespas trabalham no início de um vespeiro. (Foto: Ellouise Leadbeater / Science)
Vespas trabalham no início de um vespeiro. (Foto: Ellouise Leadbeater / Science)
 

Vespas que ajudaram na construção dos ninhos, todas subordinadas à rainha, tiveram mais sucesso para gerar descendentes na comparação com vespas solitárias que tentaram construir ninhos particulares.

Alguns ovos dessas vespas "auxiliares" foram chocados no ninho da própria rainha, mas a maioria deu origem a novas vespas somente após a morte da fundadora da colônia, quando o "trono" acabou sendo transferido a outra vespa.

Os cientistas concluíram que o trabalho em equipe das vespas para construir os ninhos não é simplesmente um ato de "caridade", mas uma forma das fêmeas tentarem garantir benefícios e a sobrevivência de seus descendentes ao herdar o trono "vago" após a morte da rainha.

Segundo a equipe, trabalhar em grupo foi melhor até mesmo para as vespas co-fundadoras que não tiveram direito a "herdar" o trono da rainha. Elas também tiveram mais crias do que as vespas solitárias.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/08/estudo-explica-como-vespas-trabalham-em-equipe.html