Lixo na superfície dos oceanos ameaça vida de golfinhos e baleias

12/07/2011 00:28

Estudo que será apresentado nesta 2ª feira aponta risco à vida marinha.
Apesar do risco, impacto do lixo sobre os animais ainda é desconhecido.

O lixo plástico na superfície dos oceanos é uma ameaça mortal para as baleias e os golfinhos. Entretanto, este assunto ainda não foi estudado pela ciência, é o que aponta um estudo que será apresentado na reunião da Comissão Baleeira, que começou nesta segunda-feira (11) na ilha britânica de Jersey.

Em 2008, 134 tipos de redes diferentes foram encontradas nos estômagos de duas cachalotes que encalharam no litoral da Califórnia, Estados Unidos, e que provavelmente morreram de oclusão intestinal. Em 1999, na cidade de Biscarrosse (sudoeste da França), uma baleia de Cuvier encalhou com 33 kg de plástico no corpo.

Espécie costuma ir à região argentina entre junho e dezembro para reprodução. (Foto: Maxi Jones/Reuters)
Lixo na superfície dos oceanos pode provocar a morte de espécies de baleias. (Foto: Maxi Jones/Reuters)

 

Os cetáceos, como as tartarugas e os pássaros, têm grande dificuldade de digerir esses dejetos, cada vez mais numerosos, indica o estudo apresentado ao comitê científico da Comissão Baleeira Internacional (CBI), viando à reunião de Jersey.

"A ameaça dos dejetos marinhos de plástico para inúmeros animais marinhos foi estabelecida há tempos, mas a ameaça para as baleias e os golfinhos é menos clara", considera o autor, Mark Simmonds, cientista chefe da Sociedade para a Conservação dos Golfinhos e Baleias (WDCS), uma ONG britânica.

"No entanto, foi estabelecido que esses dejetos podem causar dano aos animais, seja porque os ingere, ou porque ficam enredados neles", explicou.

Ameaça
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) destacou em fevereiro, em seu informe de 2011, a forma com que milhões de dejetos plásticos ameaçam os litorais devido à utilização cada vez mais importante do plástico e de taxas de reciclagem ainda fracas.

A WDCS é favorável que a CBI assine o "Compromisso de Honolulu", um pedido internacional lançado em março, no Havaí, para incentivar os governos, associações e cidadãos a agir para reduzir os dejetos marinhos.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/07/lixo-na-superficie-dos-oceanos-ameaca-vida-de-golfinhos-e-baleias.html