Nova aranha promete revolucionar estudos sobre evolução dos aracnídeos

20/08/2012 11:41

 

aranha-nova.jpg

A nova aranha foi apelidada de "pé grande" por causa de suas patas compridas

Foto: Charles Griswold/Divulgação

 

Depois do  Instituto Butantan anunciar a descoberta de 17 novas espécies de aranhas na Mata Atlântica, foi a vez de pesquisadores dos Estados Unidos encontrarem um aracnídeo inédito. Apelidada de pé grande, a aranha deu origem a uma nova família, a Trogloraptoridae.

Descoberta em cavernas na região sudoeste do estado do Oregon e em florestas da Califórnia, nos Estados Unidos, a aranha chamou atenção pelo aspecto e habitat e por isso foi batizada de Trogloraptor ("bandido da caverna", na tradução do latim).

Com parentesco próximo das Oonnopidae, uma família de aracnídeos pequenos e de hábitos noturnos, as Trogloraptor, chegaram para “revolucionar” os estudos sobre a evolução das aranhas, segundo os pesquisadores.

As novas aranhas medem quatro centímetros e possuem teias rudimentares. As grandes quelíceras e as patas enormes sugerem que estes animais são predadores de insetos, mas cientistas ainda não conseguiram identificar o comportamento da espécie.

A descoberta foi obra de uma equipe da Academia de Ciências da Califórnia, em conjunto com pesquisadores da ONG Conservação das Cavernas do Oeste, e, simultaneamente por cientistas da Universidade Estadual de San Diego.

 

 

Fonte: https://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/agosto/nova-aranha-promete-revolucionar-estudos-sobre?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook